Play list

Saturday, March 16, 2013

Culture shock

Oi gente linda do blog da Cristina!!! Saudade de escrever aqui (:
Espero sinceramente que voces tambem estejam com saudades, mas de ler! *-*




Hoje o post e' para divulgar um texto que eu li sobre o choque cultural que a gente enfrenta quando esta no processo de se habituar com uma nova cultura, novo espaco, etc.
Para quem nao e' da area de ingles, amigos, familiares .. voces podem usar a ferramenta do google chamada 'google tradutor', lembrando que ele nao traduz corretamente e como um todo, e' somente para ultimos casos, nao aconselho, se torna um vicio.
Eu me encontrei em varias partes desse texto. Acho que eu nao tinha parado para pensar ainda na dimensao do que estou vivendo e, literalmente, experimentando aqui ... Cada dia mais eu estou percebendo, a duros passos, com pequenas vitorias, batalhas e andancas, que tudo servira para me tornar forte perante os meus desafios.

Leiam, e' muito interessante mesmo.
http://international.ouc.bc.ca/cultureshock/printext.htm



Enquanto isso ...
hihihihi

Mas eu volto!! Beijos e queijos!!


 
 
                          Da um desconto pra minha juba  *-*

4 comments:

  1. Oi Cris (posso te chamar assim?)
    Meu sonho é fazer intercambio e aprender meu tão
    sonhado inglês , sem falar que adoro crianças (sou praticamente uma) hahaha
    e fiquei super curiosa como vc está mantendo seu namoro assim tão longe ! =(
    eu amo meu namorado e ele foi a razão de eu desistir , temporariamente , de ir pros states !
    está sendo muito difícil pra vc ? e pra ele ?
    beijos e BOA SORRRRTE
    Lauren

    ReplyDelete
  2. Oi Lauren, tudo bem contigo? (Pode me chamar de Cris sim =)

    Vim tambem com o objetivo de melhorar o ingles, afinal, sou professor e preciso saber falar bem, etc e tal. Eu sempre gostei de criancas, alias, sempre trabalhei com criancas durante os 7 anos que fui professora no Brasil, mas isso e' so um detalhe, porque eu ficava 45 minutos as vezes mais, se tinha duas aulas consecutives .. aqui e' o dia todo, entao, a nossa mente vai se abrindo cada vez mais e muito, mas muito auto controle para encarar as batalhas do dia a dia. Principalmente nos primeiros meses onde voce se da de cara com trezentos tipos de choque cultural.
    Sobre meu namoro, no inicio ele perguntava insistentemente o porque de eu querer vir pra ca, fica um ano longe para melhorar o ingles, etc, se eu podia fazer cursinho la e tambem conseguir um certificado. Mas a questao era a convivencia aqui, praticando diariamente, voce querendo ou nao ... enfim ele ficava neutro, mas nunca disse "Nao quero que voce va", "ou eu ou o intercambio", nunca, gracas a Deus, porque acho que eu teria escolhido ele sim ... a gente ama, nao tem jeito ...
    Enfim, eu mesmo dizendo que escolheria ele, te digo o seguinte: estamos enfrentando isso juntos! Nao conseguimos converser todos os dias, mas na medida do possivel nos mandamos msg no cellular e as vezes ele ate me liga! *-* Skype, emails ... e Deus, se o amor e' verdadeiro e sincero, um tem que apoiar o sonho do outro, assim como eu apoiei ele em se mudar de cidade para conseguir subir de cargo na empresa, e eu ainda estava no Brasil... Eu tive a compreensao dele, mas se teu namorado nao te apoia num sonho teu ... nao sei o que dizer, nao quero que voce pense que to te dizendo pra larger dele... mas eu te digo "Sonho que se sonha so e' so sonho, mas sonho que se sonho junto, e' vira realidade". Conversa, expoe, pede apoio. Facil? Nao e' mesmo, ja choramos juntos no Skype, ontem era aniversario dele ... Mas o amor supera tudo, se Deus quiser daqui 10 meses estarei postando aqui "To voltando!!" e com ele do meu lado quando eu chegar la!
    Forca, foco e fe! (e desculpa a resposta enoooorme!! nao consigo responder pela metade, sou professor!) ^^

    ReplyDelete
  3. aaah Cris , imagina adoro respostas grandes ! haha
    Então , que Deus abençõe o namoro de vcs e o meu também ! =D
    porque é difícil , mas pra Deus nada é impossível!
    e assim , meu namorado nunca me disse não quero que vc vá , não com essas palavras pelo menos !
    e assim , antes eu colocava os motivos errados sabe ? eu queria ir pra guardar metade de tudo o que eu ganhasse pra conseguir pagar meu casamento aqui , mas a grana do casamento eu já tenho e o real motivo é que na verdade quando eu leio um blog assim igual ao seu , contando experiência , compartilhando os medos e os desafios eu vejo que é isso que eu sempr quis !
    A EXPERIÊNCIA ! quero morar no país que eu acho incrível e conhecer a cultura de perto , falar o ingles , e ainda cuidar dos pestinhas , que vamos combinar, não é fácil , mas a gente pega amor !
    Só queria que ele entendesse e me apoiasse , mas entender ele até vai , apoiar JAMAIS !
    só se Deus mudar aquela cabeça de ferro !
    obrigada e fique tranquila ... aquilo que é do homem o bixo não come ! hahahahaha
    e logo vc volta pro seu amor, familia, amigos e pra sua pátria !
    beijos

    ReplyDelete
  4. Amem! Eu vim tambem com a ideia de economizer, e estou ainda com esse pensamento. Procuro sempre ter uma reserva de pelo menos 200 dolares na conta e quando posso mando para o Brasil. Faca tudo com calma, pesquise e leia sobre o assunto, escolha uma boa agencia, tenha a certeza que vao te dar suporte em tudo (a minha esta, por enquanto, minha LAR - Local Area Coordinator esta ajudando muito!)Venha bem segura com o ingles, isso e' 50% de boas chances de dar certo cm a familia e kids, porque voce entendendo bem, voce contorna as outras dificuldades com mais facilidade.

    Obrigada pelos comentarios ... segue firme que o que e' teu Deus sempre da um jeito de levar, eu sempre procure pedir paciencia e discernimento para compreender os planos de Deus!

    Ate mais!

    ReplyDelete